Qual a importância da logística sustentável

Qual a importância da logística sustentável

Somos seres passageiros nesse planeta. Nossas ações impactam diretamente na natureza e meio-ambiente

Atualmente, somos mais de 8 bilhões de pessoas e se cada ação que fazemos não for pensada quanto a sustentabilidade teremos um impacto devastador na natureza e no meio-ambiente.

A conscientização da logística sustentável está se tornando cada vez mais evidente para as empresas e sociedade devido ao crescente número de pesquisas dos impactos de nossas ações no meio ambiente e a ligação da preservação com a continuidade dos negócios no futuro.

Esta abordagem enfatiza a eficiência energética na cadeia de suprimentos quanto a redução de resíduos e emissões de gases poluentes para a utilização de veículos e tecnologias mais limpas. Além disso, também prioriza a responsabilidade social e a preservação dos recursos naturais.

A logística sustentável tem impacto positivo na sociedade ao preservar o meio ambiente para as gerações futuras e ao promover práticas comerciais éticas e responsáveis. No entanto, a mudança de uma logística tradicional para uma logística mais sustentável requer investimentos e a colaboração de todos os envolvidos na cadeia de suprimentos, desde os fornecedores até os clientes finais.

Aliado à essa nova forma atuar, as empresas devem incorporar em todas as suas ações práticas sustentáveis que reduzam as emissões de gases poluentes, incorporar sistemas para otimizar processos, reduzir tempos, reduzir equipamentos de movimentação, reduzir o uso de materiais na produção e embalagem e reforçar as ações para o reaproveitamento de insumos e reciclagem de materiais.

A incorporação da sustentabilidade a tudo o que as empresas fazem vêm tomando maior notoriedade e trazem muitos retornos positivos econômicos e sociais para elas e seus colaboradores, ao contrário de que muitas empresas imaginam de que ações com sustentabilidade somente aumentam os seus custos.

A ideia de logística sustentável começou a ter maior destaque desde 1972 quando durante a primeira conferência sobre o meio ambiente da ONU utava foi pautado o desenvolvimento sustentável. Já no Brasil, com a popularização do termo sustentabilidade, em 2012, o decreto 7.746 foi formalizado. Nele são especificadas diretrizes para o incentivo de práticas sustentáveis e que, consequentemente, se tornaram foco principal de empresas que adotam a ideia de sustentabilidade como vantagem competitiva.

Entre os principais pontos tratados no decreto sobre a prática sustentável estão:

  • Baixo impacto sobre recursos naturais como flora, fauna, ar, solo e água;
  • Uso de inovações que reduzam a pressão sobre recursos naturais;
  • Origem sustentável de recursos naturais utilizados nos serviços e obras;
  • Impulsionamento da mão de obra local;
  • Utilização legal e regular de recursos naturais;
  • Em resumo, a logística sustentável é uma necessidade, urgente, em um mundo cada vez mais consciente do impacto ambiental e é vital para garantir o sucesso a longo prazo das empresas aliadas a preservação do planeta.

Na LogsUp, como operador logístico completo, atuamos em ações como:

  • Todo projeto logístico passa pelo crivo dos 17 ODS’s da ONU para reduzir os riscos de impactos na natureza e meio ambiente
  • As equipes operacionais atuam de forma sustentável
  • Os equipamentos de movimentação devem reduzir os impactos com utilização de energia limpa e menos movimentos
  • A tecnologia é utilizada em larga escala para reduzir movimentos e utilização de materiais desnecessários
  • Os movimentos operacionais são otimizados através de treinamento das equipes específicos voltados a sustentabilidade
  • A busca pela sustentabilidade faz parte de nosso modo de ser

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial LogsUp www.logsup.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×