A logística nos aeroportos

A logística nos aeroportos

No segmento aéreo, a logística em aeroportos é extremamente importante para o atendimento de passageiros e movimentação de cargas

Ela é que define a regularidade dos fluxos de movimentação de passageiros e de cargas.

A macro logística em aeroportos é formada basicamente pela gestão de passageiros, de animais e de cargas no geral. Para garantir a eficiência da logística nos aeroportos é importante que os processos sejam bem planejados e executados com precisão. Isso inclui a coordenação entre as diferentes equipes envolvidas, como funcionários dos aeroportos, operadores de cargas, fornecedores de serviços e transportadoras aéreas e terrestres.

Nesse segmento, qualquer variação de fluxo de passageiros ou de cargas impacta diretamente na eficácia de atendimento, tanto de viagens a lazer ou a trabalho como no fluxo de materiais.

Os aeroportos, além de todas as funcionalidades características de voos de passageiros, funcionam como centros de distribuição e cross docking onde as cargas e bagagens são processadas, armazenadas e enviadas para seus destinos.

A tecnologia desempenha um papel fundamental em toda a logística nos aeroportos através de sistemas de rastreamento de cargas e bagagens, sistemas de separação automática de bagagens e cargas, identificação de cargas e bagagens por código de barras e QR code, RFID e muitos outros que permitem uma maior visibilidade de todos os processos.

Aliados a tudo isso, o uso de drones e robôs está cada vez mais presente em projetos que visam aumentar a eficiência e a reduzir os custos.

Para que tudo isso funcione de forma integrada, a logística em aeroportos enfrenta constantes desafios em consequência do aumento do tráfego aéreo pela demanda por viagens a trabalho, lazer, animais e cargas. Qualquer falta de sincronia nos sistemas integrados pode ocasionar congestionamentos, atrasos e outros problemas de logística. Além disso, as questões de segurança, como a prevenção de ameaças terroristas, também precisam ser consideradas.

A LogsUp, como operador logístico completo atua também como empresa ESATA e oferece todos os serviços auxiliares dentro dos aeroportos, sempre buscando a excelência em processos para que os passageiros e cargas cheguem a seus destinos finais sem problemas.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial LogsUp www.logsup.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×