Business Intelligence - BI

Business Intelligence - BI

Com certeza você já ouviu falar em Business Intelligence.

Na timeline desse conceito o termo BI foi definido na década de 1990 que derivou de outros sistemas que não tinham a flexibilidade e facilidades de mineração de dados como o DSS – Decision Suport System, na década de 1970 e o EIS – Executive Information System, da década de 1980.

O BI viabiliza a análise de dados de forma profunda de qualquer tipo de empresa através de técnicas/ferramentas revolucionárias.

Existem diversas técnicas e ferramentas utilizadas na análise de dados, como estatística descritiva, inferencial, modelagem preditiva, mineração de dados, machine learning, entre outras.

A escolha da técnica adequada depende do tipo de dados e dos objetivos da análise. Além disso, a análise de dados requer uma abordagem sistemática e cuidadosa para evitar erros e garantir a precisão dos resultados. É importante estar atento a possíveis vieses e considerar diferentes interpretações dos dados.

Imagem de LogsUp

A utilização correta do BI traz diversos benefícios para organizações e indivíduos como identificar oportunidades de negócios, melhorar processos, prever comportamentos e tendências, entre outros.

Na logística, o BI é extremamente importante, pois permite identificar padrões e tendências através dos dados coletados para a tomada de decisão.

Algumas das principais aplicações da análise de dados na logística incluem:

Previsão de demanda
Com a ajuda da análise de dados, é possível prever a demanda por produtos com base em dados históricos e outros fatores relevantes como sazonalidade e tendências de mercado. Essas previsões viabilizam o planejamento de produção, armazenamento e transporte dos produtos de maneira mais eficiente.
Roteirização
É utilizada para otimizar as rotas de transportes, considerando fatores como distância, tempo de viagem, condições de tráfego para reduzir os custos e otimizar o processo de distribuição.
Gestão de estoque
Ajuda a identificar os produtos de acordo com os fluxos de entradas e saídas , permitindo que a empresa ajuste seu estoque de acordo com a demanda e evite a falta de produtos.
Monitoramento de desempenho
Propicia monitorar o desempenho da cadeia de suprimentos em tempo real, permitindo que a empresa identifique problemas rapidamente e tome medidas para corrigi-los.
Gestão de custos
Identifica oportunidades de redução de custos em toda a cadeia logística, otimizando processos, reduzindo estoques, tempo e equipamentos.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial LogsUp www.logsup.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×